A Conectividade

A Conectividade

A Conectividade é um livro de idéias. Contém uma narrativa da história recente sobre a evolução da tecnologia, relacionando seus efeitos com as melhorias da qualidade de vida da humanidade. Sua análise indica que chegamos a um novo estado de conectividade humana. Ela é um fruto da idade das inovações tecnológicas que alcançamos, no início deste século, e pode ser bem representada pela Internet e pelos celulares. Não sabemos bem, ainda, como vamos usar todo seu potencial. Porém, uma coisa é certa, a conectividade vai nos conduzir à uma fase de inovações sociais sem precedentes.

A Conectividade Parte 1 - Parte 2

The Connectivity Parte 1 - Parte 2

Autor

Sergio Pietro Lacroix M.Sc.

    Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prefácio

De todos os veículos de difusão cultural cabe ao livro o primeiro lugar. Porém, existem duas qualidades de leitura. A que esclarece, e leva o leitor a reflexões abrangentes, e aquela que no final das contas não soma nada. No caso em tela, este livro pertence ao primeiro tipo de leitura citado, e ainda acrescenta algo muito importante, que são algumas novas idéias. Precisamos delas para conquistar mais direitos para a sociedade, e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. O interessante é que esta obra de Sergio Lacroix nos conduz a novos horizontes, propiciando um embasamento objetivo, convicto e agradável sobre os mecanismos que vêm promovendo nossa evolução, e que são necessários para o nosso desenvolvimento auto-sustentável.

Fui surpreendido na primeira leitura com a veia literária do autor, companheiro de publicações em “Materiais Dentários” . Posteriormente, tive conhecimento das suas raízes genéticas literárias, herdadas da sua progenitora, que é uma grande cultora do nosso vernáculo. Daí a obra prima que estou prefaciando, deste amigo que tornou-se eclético, jogando em várias posições, com inspirações incríveis e diversificadas, que proporcionam uma leitura avançada e amena.

O ecletismo do autor, nesta obra, irá enriquecer a biblioteca de quem tiver o privilégio de adquiri-la. Pois ele navega desde a tecnologia avançada da engenharia dos materiais, até as áreas de comunicações, política e humanas com análises inovadoras, e todas elas sustentadas por um iluminismo a toda prova. Tenho certeza de que, aqueles que cultivam a boa leitura, vão concordar que A Conectividade é um grande livro.

O meu entusiasmo deve-se também por alguns aspectos que o texto contém, nos quais o autor faz análises retrospectivas, prospectivas atuais e futuras. Principalmente, no segmento das tecnologias de informação, evidenciando os avanços sociais que podem vir a acontecer, com a conectividade crescente proporcionada pela Internet e os celulares. Vale também dizer que este é um livro de coragem e aconselhamento, mostrando um novo e possível poder a ser adquirido pela sociedade. Assim, nos remete para um cenário razoável de conquistas por mais direitos humanos.

O lado político do livro é caracterizado por uma idéia de alta velocidade eletiva da sociedade, sugerindo decidir rapidamente nossos interesses e prioridades através da conectividade, usando plebiscitos e referendos múltiplos. De algum modo, esta idéia vem ao encontro do nosso imediatismo contemporâneo que vivemos intensamente em nossa cultura tecnológica. A sugestão de uma democracia mais veloz vista por um ângulo tecnológico, agrada aos nossos ouvidos, e, é o dínamo propulsor do texto. Pois ele faz parecer lógico, politicamente, que o estabelecimento de um ônus para a população deve ser acompanhado por um grande bônus social.

Os fatores responsáveis pelos avanços tecnológicos da humanidade através do século XX foram analisados com riqueza. O autor mostra esta evolução no cenário brasileiro e mundial sempre com otimismo, e arrisca até algumas previsões especulativas sobre os avanços da ciência que estão por vir. Especialmente, os possíveis efeitos do crescimento das tecnologias responsáveis pela conectividade, a qual está apenas iniciando sua formação. Toda argumentação sugere que ela poderá vir a influenciar positivamente as áreas políticas, sociais e científicas, com dimensões incríveis para a evolução da sociedade.

O texto abrange o desenvolvimento sustentável, um projeto contemporâneo importante, que sinaliza a necessidade de reduzir as perdas de energia, economizar materiais, eliminar os impactos ambientais e proporcionar satisfação social. Este conceito é usado para confirmar que devemos pensar na melhoria da qualidade de vida, e só com novos direitos individuais poderemos conseguir isto. Sabemos que a ciência é dinâmica e mutável, e o autor soube mostrar que ela ainda poderá contribuir muito, politicamente, para os nossos avanços sociais.

Caro amigo Sergio, na vida, fui gratificado com várias realizações e conquistas. Mas nunca me senti tão lisonjeado por prefaciar um livro, e logo um tão representativo desta “Era” em que estamos vivendo, de pós-modernidade. Espero que estas minhas modestas palavras documentem minha gratidão, e reflitam toda admiração que tenho pelo ser humano que você é, que destacou-se no domínio das palavras com um português escorreito, chegando sempre a denominadores lógicos. Desejo sucesso nesta sua “pérola literária”.

Quero, somente, que a sua humildade permaneça imutável, e que você mantenha sempre a sua grande generosidade. Sei que a inteligência também se mede pelo espírito de síntese, e por isso, despeço-me aqui, agradecendo esta valiosa oportunidade de me expressar. Deixo o tempo para o leitor saborear este seu precioso livro. Finalmente, minha despedida é com satisfação, e que Deus o abençoe. Obrigado.

Mario João

Depoimento

Se você acredita que novas ideologias são capazes de conduzir um país a um maior desenvolvimento social e tecnológico, deve ler este livro. Se você acredita na era da Internet, no poder de mobilização das sociedades através da rapidez das comunicações enviadas pelos celulares, deve ler este livro. Pois aqui está um futuro possível, em que um quarto poder constitucional pode surgir como uma possibilidade real e tangível, bem ao alcance de nossas mãos.

Mas se você tiver medo de questionar sua forma de ver e estar no mundo, não leia este livro. A idéia aqui contida pode convencer você de que muitas emoções estão guardadas para nós em breve, algo em torno de uns 20 anos, com as perspectivas revolucionárias dos avanços tecnológicos.Em especial a engenharia genética, que pode apresentar uma estimativa de vida inimaginável para as pessoas.

Se você quer saber o que precisamos começar a fazer, agora, para estarmos preparados para uma existência cada vez mais longa, dos seres humanos, sobre o planeta Terra, então leia este livro e embarque numa viagem prazerosa e instigante.

Tereza Marques de Oliveira Lima

Índice

  • 1- Introdução
  • 2- Cenário
  • 3- Busca de uma ideologia
  • 4- Desenvolvimento Sustentável
  • 5- A Conectividade
  • 6- O Poder da Sociedade
  • 7- Causas e consequências
  • 8- Epílogo

Veja também

Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário

Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário é o terceiro livro de artigos técnicos dos autores Mário João e Sergio Pietro Lacroix, que irradia informações práticas sobre diversos temas da Odontologia. Saiba mais >>

Pesquisa de Materiais Aplicados à Clínica, Prótese e Dentística

Pesquisa de Materiais Aplicados à Clínica, Prótese e Dentística é o segundo livro de artigos técnicos especializados de Mário João e Sergio Pietro Lacroix, que dissemina informações pontuais sobre os mais diversos temas da Odontologia. Saiba mais >>

Prótese e Materiais Dentários

O livro Prótese e Materiais Dentários de Mário João e Sergio Pietro Lacroix, é essencialmente uma reunião de artigos de materiais dentários, que foram publicados no Jornal da ABORJ desde 1998. Saiba mais >>

ContatoTel: SAC 0800 025-9588 / (21) 2220-7800 - Rio de Janeiro - Brasil - E-mail: contato@lacroix.com.br