Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário

Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário

Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário é o terceiro livro de artigos técnicos dos autores Mário João e Sergio Pietro Lacroix, que irradia informações práticas sobre diversos temas da odontologia.

O leitor encontrará um composto de vários assuntos atuais sobre os avanços dos materiais e técnicas correlatas, que pode auxiliar os profissionais e estudantes a encontrarem as suas próprias soluções clínicas e protéticas. Verá também a evolução da ideia de retorno da tecnologia para as pessoas, que foi desenvolvida a partir de um conceito inédito de direito dentário individual.

No texto, os autores expandiram este tema, ao construir um modelo econômico autossustentável, feito sob medida para o setor, que poderá criar uma propaganda odontológica robusta e contínua, e estabelecer uma nova cultura de cuidados dentários na população. Os argumentos apresentados são estímulos específicos que ilustram uma perspectiva interessante, pois eles sugerem que, talvez, seja possível projetar uma corrida das pessoas aos consultórios, capaz de voltar a mover o sistema de odontologia curativo de mercado de massa”.

Ideologia de Direito Dentário

Ideology of Dental Law

Autores

Mário João Ph.D.

  • Diretor do Departamento de Odontologia da Universidade Gama Filho
  • Ex-Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ex-Professor Titular do Departamento de Prótese e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ex-Professor Titular do Departamento de Prótese e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense

Sergio Pietro Lacroix M.Sc.

  • Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prefácio

Sinto-me honrada em prefaciar esta obra escrita por dois grandes mestres colaboradores da odontologia brasileira. Desta união profissional dos professores Mário João e Sergio Pietro Lacroix, vemos agora surgir o terceiro livro científico dos autores, apresentado com o título: Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário.

Inicialmente posso dizer que é um trabalho que possui uma temática atual, que analisa com rigor científico algumas problemáticas terapêuticas importantes na vida do cirurgião-dentista, e oferece sugestões interessantes para a prática da prótese e da clínica cotidiana. Podemos ver isto nos artigos com abrangência sobre os materiais dentários mais usados, discussão de técnicas empregadas e introdução de princípios científicos, que possibilitam embasar e enriquecer a busca por conhecimento de qualquer profissional que desejar se aprofundar no estudo da ciência odontológica.

Pude observar, ao longo da última década, em que os autores criaram artigos técnicos mensalmente para o Jornal da ABO-RJ, que eles desenvolveram um estilo próprio de oferecer ciência em gotas. Isto ocorreu, naturalmente, devido à necessidade de produzirem textos compactos para um jornal, tendo que expor um assunto com início, meio e fim, constritos em espaço limitado. A reunião destes artigos é justamente a estrutura deste livro, e muitos deles contêm soluções práticas de procedimentos técnicos diários que desafiam os profissionais.

Ao analisarmos mais minuciosamente o livro, vemos que esta reunião de artigos é revestida pelo capítulo sobre os recentes avanços dos materiais e outro a respeito das pesquisas envolvendo a genética dentária. Ao lermos estes textos, não há como discordar de que a alta velocidade de aparecimento das inovações tecnológicas, em nosso setor, transforma equipamentos e materiais recentemente adquiridos em processos ultrapassados.

O capítulo sobre engenharia genética dentária possibilita comprovar os avanços dos estudos sobre crescimento acelerado dos dentes. Eles já estão sendo feitos por meio de células adultas, e isto se apresenta como uma evolução significativa, na direção de uma eventual técnica padronizada que, talvez, venha a ser desenvolvida para restauração e substituição dos dentes num futuro próximo.

Nos livros anteriores dos autores foi introduzido, timidamente, um assunto sobre políticas e direitos estimulando a evolução da odontologia em nossa sociedade. No presente livro o tema expandiu-se de forma exponencial, palpável e vibrante, sintetizado no capítulo Ideologia de Direito Dentário.

A convergência de ideias expostas neste texto, sobre um novo direito a ser conquistado para as pessoas, provoca um turbilhão de imagens positivas, ao pensarmos nos inúmeros benefícios que podem ser deflagrados para os cidadãos do nosso país. A perspectiva da leitura gera um pouco de esperança, quando lembramos o imenso sofrimento que pode ser evitado aos indivíduos, que não possuem condições culturais mínimas de serem assistidos por profissionais da odontologia.

O que mais atrai no texto sobre um direito dentário é a sua caracterização propriamente dita. O aspecto filosófico do argumento já foi ultrapassado. Ele apresenta estímulos econômicos concretos que podem vir a deslocar o centro de gravidade de uma odontologia antiga, permissiva com a exodontia, desde o século XIX, para uma novíssima, compatível com a alta velocidade tecnológica atual e o desenvolvimento sustentável em curso no século XXI.

Tudo indica que precisaremos de algum tempo para assimilar, analisar e concluir sobre as idéias e os conceitos contidos nesta nova ideologia de um direito dentário. O texto possui uma atmosfera de urgência que poderá fazer os profissionais formadores de opinião, no mínimo, parar para reflexão. Mas, de algum modo, sentimos que o grande número de indivíduos sem assistência, e os desdentados, contados em dezenas de milhões, não fornece muito oxigênio para conjecturas burocráticas. Sendo assim, teremos pouco tempo para entender e decidir se esta é uma idéia razoável para começarmos a fazer as transformações necessárias para a evolução da odontologia nos aspectos de abrangência social.

Com certeza, este capítulo sobre direito dentário abre a cortina para o cenário da discussão sobre a evolução da odontologia. Podemos ver que se trata de uma busca de adequação da ciência dentária, rica em inovações tecnológicas, às carências da sociedade moderna que, hoje, felizmente, está começando a se apoiar em sustentabilidade.

Finalizando, parabenizo os autores pelo livro. Em especial, o caro amigo Mário João, meu eterno professor, um dos expoentes no ensino de materiais dentários no Brasil; e Sergio Pietro Lacroix, Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Biomateriais pela COPPE-UFRJ, colaboradores assíduos dos nossos cursos de Pós-Graduação em Prótese Dentária da PUC-RJ. Espero que os estudos do presente, e as idéias lançadas para o futuro, sejam assimilados pela nossa classe, e que esta obra seja um estímulo ao desenvolvimento da odontologia no país.

Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2008.

Laura M. Sotelo - Diretora do Curso de Pós-Graduação em Prótese Dentária da PUC-RJ - Especialista em Prótese pela UERJ - Mestre e Doutora pela UERJ

Depoimentos

Pesquisa sobre materiais dentários é sempre um desafio, em vista da velocidade das descobertas tecnológicas na odontologia. A união didática de um cirurgião-dentista com um engenheiro metalúrgico e de materiais vem, neste livro Pesquisa de Materiais e Ideologia de Direito Dentário, oferecer ao leitor a oportunidade de se atualizar no que existe de moderno em pesquisas das áreas abordadas pelos autores. Ambos têm mostrado qualidade em suas exposições com esclarecimentos precisos.

O professor Mário João, com a sua extraordinária titulação, é reconhecidamente um dos maiores talentos na área de materiais dentários. Além de professor e pesquisador é um clínico de sucesso. Seu associado, o engenheiro de materiais Sergio Pietro Lacroix, sempre foi ligado à pesquisa de materiais dentários e tem demonstrado ciência da importância de seus estudos e respectivas aplicações em odontologia.

Nesta nova reunião de artigos de pesquisa aplicada à clínica, prótese e dentística, vemos como os autores se evidenciam pelo entrosamento, na busca por soluções práticas de problemas encontrados no dia-a-dia dos dentistas.

Por força do estilo de tratar os assuntos objetivamente constritos, configura-se a característica principal do livro, onde a soma de temas de interesse dos profissionais causa efeito atrativo, com referências bibliográficas notórias e oferecendo subsídios para estudantes, professores e pesquisadores. Os autores introduzem um conceito inédito sobre direito dentário.

Agradeço por fazer esta apresentação, e estou seguro que aqueles que tiverem a oportunidade de acesso a este texto estarão enriquecendo os seus conhecimentos sobre clínica, prótese, dentística.

Amilcar Werneck de C. Vianna - C.D. - L.D. – F.I.C.D. – Titular Ac.B.O. - Rio de Janeiro, Setembro de 2008.


Gratificado com o convite para introduzir o terceiro livro preparado pelos professores Mário João e Sergio Pietro Lacroix, não poderia deixar de ressaltar inicialmente que não se trata de apenas mais uma obra no cenário odontológico, mas é um verdadeiro tratado que condensa temas relacionados a materiais - técnicas - princípios científicos - pesquisas específicas - direitos e políticas.

Percebe-se que os textos abordados, muitos deles selecionados de publicações anteriores, abrem novos caminhos para o estudo e a prática da profissão, motivando os cirurgiões-dentistas a um exercício não só plenamente consciente, mas respaldado em trabalhos básicos e conceitos modernos.

Os autores são pesquisadores e professores de odontologia e de engenharia metalúrgica e de materiais, razão pela qual têm estudado os materiais dentários de diferentes prismas, trazendo esta condensação de conteúdo e imagens que certamente virá enriquecer a literatura brasileira.

De parabéns estão, portanto, os professores Mário e Sergio por mais esta obra, fruto de estudos e do interesse que demostram pelas causas relacionadas à saúde bucal, vista do presente e do futuro.

Dr. José Mondelli - Professor Titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Índice

  • Prefácio
  • Introdução
  • Considerações preliminares
  • Recentes avanços dos materiais e técnicas
  • Engenharia genética dentária
  • Artigos de pesquisa aplicada à clínica, prótese e dentística
  • 1- Prótese e materiais
    • 1.1- A silicona densa (pesada) substituindo o gesso na inclusão
    • 1.2- Por que a preferência da porcelana
    • 1.3- Falhas de fundição: redutor de tensões e armazenamento dos padrões de cera
    • 1.4- Ciclos de polimerização das resinas termo-ativadas
    • 1.5- Aspectos laboratoriais no sucesso das próteses totais
    • 1.6- A importância do equilíbrio entre pó e líquido nas propriedades dos materiais
    • 1.7- Os meandros labirinticos da prótese nos laboratórios
    • 1.8- Estruturas de zircônia obtida por usinagem “a verde”
  • 2- Prótese clínica
    • 2.1- Os princípios físicos básicos da prótese-clínica
    • 2.2- Problemáticas e soluções das próteses totais inferiores
    • 2.3- Novos conceitos da técnica indireta “molde – modelo”
    • 2.4- O sistema estomatognático e a dimensão vertical
    • 2.5- Soluções para problemáticas clínico-protéticas
    • 2.6- Adesivos para fixação de próteses totaiss
    • 2.7- A clínica cotidiana: dentística e prótese
    • 2.8- As vantagens de um trabalho provisório perfeito
    • 2.9- A problemática do reembasamento
    • 2.10- As opções das moldagens definitivas
    • 2.11- Os meandros labirínticos da prótese e suas aplicações
    • 2.12- A montagem dos dentes em próteses totais
    • 2.13- A clínica soberana
    • 2.14- Próteses sobre implantes (por marcos schroeder)
  • 3- Dentística
    • 3.1- Novos amálgamas ricos em cobre sem a fase “gama 2”
    • 3.2- A espessura ideal de hidróxido de cálcio na cavidade
    • 3.3- Moldagens com anel de cobre
    • 3.4- Evitando fraturas com a combinação de resinas compostas
    • 3.5- Propriedades dos materiais estéticos
    • 3.6- Cimentos dentários: avanços e aplicações
    • 3.7- A resina composta e sua evolução na odontologia
    • 3.8- Introdução aos fenômenos ópticos na odontologia (por marcos schroeder)
    • 3.9- O cuidado com os testes paradoxais
    • 3.10- Frases prontas
  • Ideologia de direito dentário
  • Epílogo
  • Bibliografia

Veja também

Pesquisa de Materiais Aplicados à Clínica, Prótese e Dentística

Pesquisa de Materiais Aplicados à Clínica, Prótese e Dentística é o segundo livro de artigos técnicos especializados de Mário João e Sergio Pietro Lacroix, que dissemina informações pontuais sobre os mais diversos temas da Odontologia. Saiba mais >>

Prótese e Materiais Dentários

O livro Prótese e Materiais Dentários de Mário João e Sergio Pietro Lacroix, é essencialmente uma reunião de artigos de materiais dentários, que foram publicados no Jornal da ABORJ desde 1998. Saiba mais >>

A Conectividade

A Conectividade é um livro de idéias. Contém uma narrativa da história recente sobre a evolução da tecnologia, relacionando seus efeitos com as melhorias da qualidade de vida da humanidade. Sua análise indica que chegamos a um novo estado de conectividade humana. Ela é um fruto da idade das inovações tecnológicas que alcançamos, no início deste século, e pode ser bem representada pela Internet e pelos celulares. Não sabemos bem, ainda, como vamos usar todo seu potencial. Porém, uma coisa é certa, a conectividade vai nos conduzir à uma fase de inovações sociais sem precedentes. Saiba mais >>

ContatoTel: SAC 0800 025-9588 / (21) 2220-7800 - Rio de Janeiro - Brasil - E-mail: contato@lacroix.com.br